Publicidade institucional

A publicidade Institucional é aquela que não tem fins lucrativos e é conduzida com o objetivo de utilidade pública ou de interesse geral.

Publicidade institucional é toda propaganda que não pretende aumentar os lucros de uma empresa, mas divulgar uma mensagem de cunho social, cultural ou cívico. Pode-se citar como exemplo uma propaganda onde uma marca de cerveja puramente pede pelo consumo responsável da bebida e pelo respeito às leis de maioridade e trânsito.

Por serem assuntos muito ligados e com diferenças muito tênues: publicidade institucional, propaganda institucional e endomarketing cabe salientar que a publicidade institucional tem um caráter mais expositivo, visa uma associação paradoxal de valores com uma empatia que pode vir a gerar futuros ganhos a instituição.
O papel de trabalhar com o público interno é essencialmente do endomarketing, porém este sofre algumas contestações onde a diferenciação que temos é que a criação de qualquer tipo de material a este público é a publicidade institucional, o endomarketing é a ferramenta que evita a disparidade do discurso institucional com as ações organizacionais praticadas dentro da instituição. Já a propaganda institucional está ligada a estratégia de comunicação. Ela não pode ser entendida como a publicidade, mas sim de fato a propaganda desvinculada ou não da publicidade, onde podemos citar como exemplo as estratégias de comunicação dos regimes totalitários do início do século XX.

A publicidade institucional também está muito ligada aos órgãos oficiais do governo seja municipal, estadual ou federal. Pois temos diversos exemplos de campanhas de publicidade institucional como camponhas de prevenção da Aids, Economia de Energia Elétrica,  Prevenção de Acidentes de Transito, etc

Campanha-Souza-Cruz-DPZ

Acima um exemplo de campanha institucional da Souza Cruz que trata do trabalho infantil.. perceba que não tem nenhum foco em vendas e nem trata da empresa mas no final acaba por ajudar a criar uma imagem mais positiva da empresa na cabeça das pessoas pois mostra que a empresa está preocupada com o trabalho infantil e com a nossa sociedade.

Outra coisa , muitas empresas confundem Campanha Institucional com ações focadas na divulgação diretamente da própria marca, o que, neste caso, caracteriza-se Campanha Promocional da marca, sendo o termo “promocional” aqui empregado no sentido de promover.

As  Campanhas Promocionais têm foco direto e indireto em vendas, seja de serviço ou produto. Não significa que sejam campanhas que foquem apenas preços e promoções, liquidações e ofertas. A campanha que visa promover algum produto ou serviço, uma marca, mesmo sem falar em preços, promoções, lançamento de produtos, com foco apenas em alguns diferenciais que proporcionem bem-estar aos clientes, também são casos de Campanhas Promocionais.

Um supermercado que divulga a ampliação de seu estacionamento ou a inovação em sua área de ponto de venda, entre outros que não sejam diretamente preço e produto, está realizando uma Campanha Promocional da própria marca, pois o objetivo é atrair clientes e aumentar as vendas.

Os dois tipos, seja promocional ou institucional, devem ter por base ações estrategicamente bem definidas, do contrário, o resultado será frustrante, embora já tenhamos visto empresas felizes com suas campanhas porque não percebem que poderiam ter resultados maiores.

Exemplo de Campanhas Institucionais: Doações em geral, como de Órgãos, de Sangue, de Agasalho, de Comida, de Brinquedo. Mensagens de felicidades nas datas comemorativas como Dia das Mães, Pais e Natal. Divulgação de mensagens como “Cuide dos Idosos”, “Não Maltrate os Animais”, “Adote um animal”.

Veja abaixo uma imagem bem legal de publicidade institucional

agua

Hoje em dia uma forma eficiente de fazer uma ação institucional é usar de recursos multimídia e interatividade,  projeções mapeadas, (video mapping) ou realidade aumentada.

E quem pode ajudar com isso ?  a resposta é simples :  um profissional especializado em mídias interativas.

Agora veja uma ideia que poderia fazer parte de uma campanha a respeito de água:

Bastaria usar os efeitos que você vê no vídeo junto com algumas frases de efeito sobre economia de água por exemplo e voilá temos uma ação interativa institucional.

E estes efeitos eu posso desenvolver pra você!

Então se quiser ter algumas opções para as suas ações de publicidade institucional ligue para 11-97254-1644  ou envie email para norbs@uol.com.br

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