3d causa mais impacto na publicidade mas ainda é pouco utilizado.

Uma apresentação com óculos 3d é o meio mais eficaz de causar impacto nas apresentações em congressos , feiras e eventos mas ainda é pouco utilizada.

Muitas pesquisas internacionais comprovam que uma apresentação com óculos 3d pode fazer com que o público guarde boas recordações da apresentação e consiga lembrar muito mais dos temas que foram apresentados.

Todo mundo fala sobre 3-D e isto não está apenas inspirando as pessoas, mas também pode  aumentar a aceitação de uma empresa junto dos seus  clientes consumidores.

A conclusão de um estudo documentado: Publicidade é mais eficaz em 3-D. Leia você mesmo:

“Estudo da SKOPOS (empresa de pesquisa e estratégia de mercado com escritórios na Alemanha, França e Reino Unido)  -Teste em publicidade 3D​​, Nov 2010: neste estudo de teste a SKOPOS projetou  e testou  um comercial para uma empresa fictícia  de um sorvete  ” Passion “- mostrando o anúncio a 2 grupos de  pessoas , um grupo assistiu em  3D , o outro em  2D tradicional.O resultado? Não só o comercial em si, mas também o produto anunciado marcou melhor se o anúncio foi visto em 3D!

As diferenças entre os grupos de teste (versões 3D versus 2D) são claras: os telespectadores perceberam o comercial 3D como  moderno, original e único. Este resultado foi como esperado uma vez que essas propriedades caracterizam a tecnologia 3D em si. No entanto, surpreendente foi que, após a transmissão 3D , os espectadores  que viram o anúncio expressaram mais o  desejo de experimentar o sorvete e a probabilidade de compra também foi significativamente maior. Esta manifestou-se em 82% dos telespectadores 3D que ficaram com a sensação de   encontrar   um sorvete “Passion” delicioso, enquanto que apenas 64% daqueles no grupo 2D concordam com essa afirmação.

Uma parte do efeito é devido ao fascínio do 3D e da emoção para coisas novas. As diferenças foram mais fortes para as pessoas  que  não tinham qualquer outra experiência com a tecnologia 3D. Por isso, é de se esperar que os efeitos irão diminuir com a familiaridade crescente com transmissões em 3D.  A atitude básica para a tecnologia 3D, no entanto, permaneceu inalterado. Em ambos os grupos de teste, a proporção daqueles que querem ver em 3D em casa era de 43%. ”

Conclusão : 

Jan Berlim, Diretor de Pesquisa e Estudos da  SKOPOS diz:
“Nossos resultados mostram que com a publicidade em 3D é relativamente fácil para os anunciantes conseguir influência positiva sobre o produto e a marca.”

O simples fato da pessoa sentar e colocar o óculos já é um diferencial no que diz respeito a atenção que a pessoa vai ter com a apresentação. Trata-se de todo  um ritual, receber os óculos, sentar, colocar os  óculos e aguardar a apresentação curioso com o que vai ser apresentado. Na saída os óculos são devolvidos ou em alguns casos são levados para casa , um souvenir que também pode trazer boas recordações.

Claro que a apresentação deverá ser impecável. Todo o roteiro deve ser criado para favorecer ao máximo os efeitos 3d que os óculos podem proporcionar. Claro que o roteiro deve comtemplar em primeiro lugar o produto ou marca do cliente e a mensagem que o cliente pretende passar mas nunca deve-se deixar os efeitos 3d em segundo plano, csaso contrário é melhor fazer uma apresentação 2d.

Muitos clientes e agencias erram ao querer usar material 2d nas apresentações.Será que é possível converter o antigo material 2d para 3d ? esqueça,  isso nunca fica bom. O que pode ser feito é aproveitar alguns pequenos trechos (eu disse pequenos) e aplicar efeitos 3d em cima ou,  também , aplicar esse material 2d em objetos 3d que vão aparecer  na cena 3d.

Já passou da hora das agencias descobrirem o imenso potencial de uma apresentação em 3d . Creio que em uma feira por exemplo a situação ideal é criar um espaço fechado onde caibam ao menos 10 ou 15  pessoas sentadas ou em pé , que possam chegar e colocar os oculos 3d polarizados (que são os melhores) e assistir um projeção 3d como uma espécie de cineminha 3d. Nesse caso uma tela de 100 polegadas ( 2 metros ) já é mais do que suficiente e o investimento para montar essa estrutura não é nada demais.

Caso a apresentação seja em um hotel em um sala para 50, 100, 200 ou mais pessoas pode-se montar uma tela 3d maior  . O tamanho da tela nesse caso será proporcional ao numero de pessoas e o tamanho da sala. Também não é um investimento significativo tendo em vista o impacto que vai causar na platéia.

Engraçado que   a partir de 2008 , houve  um “boom” exagerado na utilização de ações usando realidade aumentada (que trata-se de mostrar um simbolo para uma webcam e aparecer um objeto ou efeito em 3d)  e no uso de óculos 3d  ainda não ocorreu esse  fenomeno, mesmo em uma época que temos a cada dia grandes lançamentos de filmes 3d no cinema e cada vez mais aparelhos com 3d (tvs, videogames, etc).

Acho que muita gente (digo clientes e agências)  está dormindo no ponto e perdendo uma oportunidade extraordinária de usar o 3d em ações que vão impactar o público e trazer muitos dividendos em termos de retorno na publicidade.

Mas ainda há tempo , no ano de 2012 teremos os melhores  equipamentos para a criação de contéudo 3d de qualidade a disposição das agencias, bem como os meios de distribuição desses conteúdos, vide , por exemplo , as tvs 3d que estão em todos os lugares.

E fazer uma projeção 3d para uma platéia de  10 pessoas ou  mais de 900 pessoas é algo que está a disposição e a um custo bem acessível .

Se você trabalha em uma agência ou é um cliente que deseja fazer uma apresentação,  não esqueça de reservar uma verba para o 3d na sua próxima ação. Se você não fizer isso , o seu concorrente poderá fazer e , aí  já viu.. não é ?

mais informações : 11 – 7254-1644

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