Tecnologia promete revolucionar o 3d Realtime

Uma nova tecnologia está prometendo fazer uma revolução nos gráficos 3d incluindo os games e o 3d interativo. Veja o que está escrito no site que foi criado para divulgar a tecnologia :

É melhor explicado da seguinte forma:

Cada vez que uma nova placa gráfica 3D ou console de jogos (Nintendo, Xbox, Playstation) é construído, eles tornam mais poderosos, a fim de executar mais  geometria (colocar mais objetos na tela e fazê-los parecer mais arredondado). Jogos de hoje ainda tem um longo caminho a percorrer antes que eles se parecem com filmes em 3D (Shrek, Nemo, Toy Story); bilhões são gastos anualmente em I & D para tornar o hardware mais poderoso.  Unlimited Detail é um algoritmo de software que dá geometria ilimitada. Quando dizemos “geometria ilimitada ” Nós realmente queremos dizer isso. É realmente ilimitada, infinita, energia infinita, para gráficos 3D.

A maioria dos gráficos 3D de hoje são baseadas no que é chamado o sistema de polígono, é um sistema que constrói as coisas de pouca formas planas chamado polígonos. Jogos de hoje sofrem de problemas tais como bases de árvore com apenas 6 lados ou objetos que são supor para ser redondos são hexágonos.

Se tivéssemos de manter o aumento de processamento do computador para fazer mais polígonos, e nós precisaríamos  fazer os polígonos menores para adicionar mais suavidade , então em cerca de 50 anos eles seriam tão pequenos que seriam apenas pequenos pontos e poderíamos chegar ao máximo de realismo gráfico.

Tudo isso foi pensado para ser no futuro distante, até que uma recente descoberta foi feita:

Acontece que há uma maneira muito, muito diferente de fazer gráficos 3D, uma que não é baseado em polígonos, mas ainda pode importá-los, convertê-los e executá-las (assim fazendo uma ponte entre os antigos e compatível com as novas tecnologias), a que chamamos este processo, o algoritmo “Unlimited Detail”.

Imagine  milhares de objetos , cada um tão complexo como se tivesse 1 milão de poligonos  sendo exibido em um laptop comum, utilizando apenas um núcleo, sem hardware especial de 3d , e tudo é executado em tempo real.

Um computador não pode ter poder ilimitado e não pode processar dados  ilimitado em formato de nuvens de pontos 3d, porque cada vez que você processa um ponto deve demorar mais algum tempo do processador. Mas eu lhe asseguro, é real e tudo funciona.

O método  Detalhes Ilimitados  é muito diferente de qualquer outro método de 3D que foi inventado até agora. Os três atuais sistemas utilizados em gráficos 3D são Raytracer,  polígonos e nuvem de pontos / voxels, eles  todos têm pontos fortes e fracos. Polígonos corre rápido, mas com a geometria normalmente facetada , Raytracer e voxels têm geometria perfeita, mas funcionam muito lentamente.

Detalhe Unlimited é um novo sistema, que é mais parecido com um algoritmo de busca do que um motor 3D. É melhor explicado como isto: se você tivesse um documento do Word e você foi para a “Ferramenta de Busca” e digitou uma palavra como “MONEY” a ferramenta de busca rapidamente procura por todo lugar que a palavra apareceu no documento. Google e Yahoo são também motores de busca que vão à procura de coisas muito rapidamente. Unlimited detalhe é basicamente um tipo  de algoritmo de busca 3d. Podemos construir mundos enormes, com grandes números de pontos, em seguida, comprimi-los bastante  para ser muito pequeno. O motor funciona calcula  qual direção a câmera está enfrentando e, em seguida,cria  os dados de pesquisas para encontrar apenas os pontos que precisa para colocar na tela, não tocar em qualquer pontos desnecessários, tudo o que quer é 1024 * 768 (se é esse a nossa resolução) pontos, um para cada pixel da tela. Tem algumas coisas difíceis de trabalhar é claro, como: o que são os objetos mais próximos da câmera, como eles intersectam uns aos outros, quão grande deve ser um objeto conforme ele fica mais para trás. Mas tudo isso é feito por um novo tipo de método a que chamamos MASS CONNECTED PROCESSING. Através do uso destes métodos  é onde  nós temos uma maneira de processar grandes quantidades de dados ao mesmo tempo e depois aplicar as pequenas mudanças a cada parte no final.

Lendo tudo isso parece até mentira. Mas o criador do site garante que está falando sério.

Vamos aguardar para ver.. da minha parte eu não vou garantir nada.. também tenho as minhas dúvidas..

Independente de qualquer coisa, o certo é que em poucos anos vamos ter uma revolução na renderização do 3d pois inumeros métodos estão sendo desenvolvidos e que garantem fazer um render extremamente realístico e em tempo real !

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