Empresas brigam para ganhar o mercado de óculos 3d.

fonte : The New York Times e UOL

Atualmente existem 4 empresas com 3 tecnologias diferentes de óculos 3d para cinema:

RealD, a líder de mercado , que fabricou 4 milhoes de óculos 3d para a estréia de Avatar nos EUA. Os óculos da RealD usam lentes polarizadas.

MasterImage 3D, outra fornecedora, usa uma tecnologia similar.

Dolby Laboratories, a companhia que produz sistemas de som para salas de cinema, fabrica óculos que filtram diferentes frequências de vermelho, verde e azul. Eles custam cerca de US$ 28 cada.

XpanD, usam persianas de LCD à bateria que abrem e fecham para que cada olho veja o quadro apropriado do filme. Eles podem chegar a custar até US$ 50 cada .

Todas as companhias alegam que seus óculos e tecnologia de sistema de projeção são os melhores.

Como os óculos que usam uma determinada tecnologia não podem ser usados em uma sala de cinema com um sistema de projeção digital diferente, as companhias por trás das três tecnologias estão lutando para ganhar vantagem enquanto o setor 3D ainda está dando os primeiros passos.

possui relação com Cameron. Ao invés disso, a companhia aponta que um defeito no sistema da RealD estragou a pré-estreia do filme para a imprensa.

A briga sobre quais óculos os clientes estão usando é importante porque os cinemas estão convencidos de que o 3D, embora hoje pareça apenas um artifício de propaganda, irá atrair os entusiastas de filmes, fazendo-os sair da frente de suas TVs de alta definição em casa e ir para o cinema. Maria Costeira, chefe-executiva da XpanD, acredita que o céu é o limite: “No futuro, também vamos ver filmes 3D em aviões.”

A briga sobre os óculos pode muito bem se intensificar, pois os fabricantes de TV estão empurrando televisores 3D para as residências como uma maneira de aumentar suas vendas de aparelhos mais caros. Apesar do marketing, quando o assunto é escolher um sistema 3D, muitos cinemas tomam a decisão com base em um fator: higiene.

Os óculos caros da Dolby e da XpanD podem ser colocados no lava-louças depois de usados, em vez de jogados no lixo. Ambas as companhias recomendam que os donos de cinema limpem os óculos em uma máquina industrial. (Para prevenir furtos, os óculos da Dolby e da XpanD também contêm dispositivos antirroubo que podem ser ativados por sensores nas saídas das salas.)

A XpanD oferece às suas salas de cinema parceiras lenços descartáveis que podem ser distribuídos aos clientes quando eles adquirem os ingressos, para garantir que os óculos não tenham germes.

A RealD, cujos óculos descartáveis e baratos estão sendo vistos como um risco, tem lidado com preocupações de higiene. Donos de cinemas são incentivados a devolver os óculos usados à companhia, que irá limpá-los, consertá-los e embalá-los para outros cinemas.

Mas em meio a toda a discussão sobre as vantagens de cada produto e qual sistema é realmente o preferido de Cameron, a pergunta mais importante continua sem resposta: será que existe um sistema que cria uma imagem 3D melhor do que os outros?

“Não acho que os espectadores consigam perceber a diferença”, disse Joe Miraglia, diretor de design, construção e instalações da ArcLight Cinemas, uma rede de cinemas de luxo com sede em Hollywood. A rede de cinemas usa cada sistema em uma ou mais salas e constata que o custo da operação é em geral o mesmo para todos.

Mas para tornar o uso de óculos 3D tão comuns quanto o consumo de pipoca, os fabricantes precisam de ajuda na área de design.

A RealD e a XpanD esperam que o 3D se torne em breve um visual da moda. Além de seus óculos de filme padrão, a RealD está introduzindo versões infantis, bem como óculos 3D estilosos que as pessoas podem usar sem constrangimento no mundo tridimensional real como se fossem óculos de sol ou de grau.

Estilosos, finos e leves, os óculos 3D vão se tornar seu novo iPod.

Anúncios
Esse post foi publicado em 3d. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s