Autodesk compra Softimage XSI

Esta notícia saiu a alguns dias e eu não comentei..  mas agora, já que está repercurtindo em toda a parte, quero fazer o meu comentário sobre o assunto.

Em primeiro lugar  cabe explicar para aqueles que ainda não sabem : A Autodesk é a empresa responsável pelo 3ds Max. Ela desenvolveu o software que na minha opinião é um dos melhores para modelagem e animação 3d.  Sim,  eu sou um fã do 3ds Max, na verdade comecei no 3d Studio 2.0 no Dos, lá pelos idos de 1992.

Até 2005 o principal concorrente do Max era o Maya, até que,  em novembro de 2005, a Autodesk comprou a Alias, proprietária do Maya por 182 milhoes de dólares em dinheiro. A partir daí continuou desenvolvendo e vendendo o Maya e o Max em paralelo , como faz até hoje.  O Maya é muito usado em cinema, enquanto o Max é mais usado em jogos e projetos de arquitetura.

Então no dia 23 de Outubro de 2008 , A Autodesk compra o Softimage XSI da AVId por meros 35 milhões de dólares. Vale lembrar que a AVID comprou o Softimage da Microsoft em 1998 por $285 milhões.

Agora os meus comentários: sempre fui um defensor do 3ds Max , apesar de alguns reclamarem da existencia de alguns bugs ou da falta de alguns recursos existentes em seus concorrentes. Mas , ao mesmo tempo , sempre fui um crítico ferrenho da política de preços adotada pela Autodesk , que cobra $3400 dólares pelo Max e ainda tem um sistema de assinaturas para cobrar mais por atualizações e suporte. Além disso todos os upgrades estão na faixa de uns 700 dólares e estão lançando uma série de atualizações e service packs em um ritmo cada vez maior e sem muitas novidades.

Com relação à aquisição do Softimage só o tempo vai dizer o que vai dar. Mas com base no que aconteceu com o Maya não vejo um prejuízo muito grande para os usuários a não ser, mais uma vez,  com relação aos preços dos produtos e as atualizações.

Claro que uma empresa possuir um monopólio  do mercado de 3d , mantendo controle sobre os 3 principais produtos de criação e desenvolvimento de 3d não é uma notícia que pode ser bem digerida a princípio mas , como já disse , vamos aguardar e ver o que acontece.

Estamos em uma época estranha , onde cada vez mais empresas compram as outras empresas. São grandes fusões acontecendo a todo instante e agora com a crise financeira global até mesmo os grandes bancos estão adquirindo os menores, de forma que nos próximos anos vamos ter cada vez menos concorrência no mercado. Espero que reste ao menos 4 ou 5  grandes empresas em cada setor para que o consumidor ainda tenha o mínimo direito de escolha e algum poder de barganha.

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Uma resposta para Autodesk compra Softimage XSI

  1. Iajhy Grant disse:

    Acredito que a Autodesk abriu ainda mais o leque de opções em soluções para o mercado de mídia e entretenimento. Por mais que a idéia de ter 3 softwares 3D que façam praticamente a mesma coisa, a empresa não está pensando por esse lado, e provavelmente não vai eliminar um dos software pensando “pra quê ter 3 programas que fazem a mesma coisa”, até mesmo porque uma empresa não vai comprar outra e eliminar um programa que vários estúdios já possuem e investiram em licenças e profissionais para usá-los. E também penso ser quase impossível juntar tudo e fazer um outro programa, perda de tempo, dinheiro e empenho de conseguir clientes e usuários que desejam começar do zero com outro software.
    Como diz Marc Petit vice-presidente sênior de Media & Entertainment da Autodesk, referindo-se aos produtos Maya e 3DMax: “Os dois produtos são muito diferentes. Pode-se fazer coisas semelhantes com ambos, mas a experiência de trabalho é muito diferente. A realidade do mercado é que o 3DS Max e o Maya estão igualmente presentes na indústria dos jogos. Não assistimos a uma migração massiva da comunidade de usuários de um produto para o outro. O cliente sabe exatamente quando deve fazê-lo.” (http://www.producaoprofissional.com.br/article.php?a=565&p=2)
    E outra, como trabalho com o Maya há quase 6 anos, posso afirmar que é um software extremamente brilhante, e praticamente sem limites. Mas não fiquei satisfeito com as últimas versões, mudaram coisas desnecessárias, como organizações de menus, trocas desnecessárias de nomes, criação de novo sistema de “dynamics”, novo sistema de “cloth”, aquela porcaria de “cube view” que não possue mais aspecto de imagem 2d quando é preciso ver algo em cada eixo particular dinamicamente, entretanto, até alguns probleminhas começaram a surgir como o fato de usar uma textura .png e ocorrer erro no Photoshop na hora de salvar, ridículo… Eu uso o Maya 7, e sempre demonstrou-se incrível, rápido, estável, como sempre a Alias fez de melhor, e outra, após ver os extras da edição especial de Transformers (2007), a equipe mandando ver na versão 7, foi tranquilizante.

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