Pixel Bender no Flash CS4

 

Um dos recursos mais avançados incorporados ao Flash CS4 é, sem dúvida, a possibilidade de usar o Adobe Pixel Bender.

O Adobe Pixel Bender é uma espécie de engine de processamento gráfico que permite criar novos filtros, misturas, efeitos especiais , etc com imagens , inclusive vídeo , de forma extremamente rápida. Efeitos que poderiam levar segundos para serem processados, agora podem ser feitos em tempo real.

Para conhecer mais sobre o Adobe pixel Bender visite o site :

http://www.adobe.com/devnet/flash/articles/pixel_bender_basics.html

O Pixel Bender foi originalmente denominado de Hydra e usa CPU e GPU para fazer o processamento das imagens.

Este recurso também está sendo incorporado em outros produtos da Adobe como o After Effects e o Photoshop.  No After Effects CS4 , por exemplo, todos os efeitos OPENGL , incluindo os novos efeitos Cartoon Effect, Turbulent Noise, and Bilateral Blur usam o Pixel Bender.

Outro site que merece ser visitado reúne vários exemplos de filtros criados com o Pixel Bender e que podem ser usados livremente. Veja abaixo:

http://labs.adobe.com/wiki/index.php/Pixel_Bender_Toolkit:Gallery

Com relação ao CUDA (linguagem/engine criada pela Nvidia) , por exemplo,  a Adobe desmente a sua utilização em qualquer produto CS4.

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