Director : 3 dicas rápidas…

DICA 1

Se você rolar o texto em um campo no seu movie , o texto vai permanecer do jeito que você o deixou por último. Se você navegar para um outro frame e voltar ele vai estar do mesmo jeito.

Se você quiser que o texto sempre apareça na posição inicial , independente se você tiver rolado o texto ou não , use o seguinte comando:

on beginSprite me
  sprite(me.spriteNum).member.scrollTop = 0
end

   
DICA 2

Pré ordenando uma lista.

no Director você poderá ordenar uma lista usando o comando Sort:

myList = []
myList.sort()

agora o que pouca gente sabe é que se você ordenar uma lista vazia , como no caso acima, irá ativar um sinal que fará com que todos os elementos que forem adicionados posteriormente sejam incluídos automaticamente em ordem.

    
DICA 3

Fade de um frame para o outro , usando 1 sprite..

Veja o script abaixo :

property contagem
property spritenum

on beginSprite me
  contagem = 0
end

on enterFrame me
  if contagem< 21 then
   sprite(me.spriteNum).blend = 100 – (contagem * 5)
   contagem = contagem + 1
  end if
end
Este script deve ser colocado em um sprite que deve estar por cima de todos os outros e deve ocupar o espaço de toda a tela.

O sprite deve ser do tipo bitmap (imagem).

A primeira vez que o sprite aparece a variável contagem será 0 e o blend do sprite será 100-(0*50), o que vai dar 100 , é claro. Na vigézima vez do loop , contagem será 20 e o blend será 0. portanto o sprite irá ficando transparente ao curso de 20 frames.

Agora como fazer um behavior que pode ser atachado a qualquer frame e possa fazer o fade entre o frame anterior e o atual?

 Para isso acrescente o script abaixo ao script acima. Ele pega a imagem do frame anterior e copia na imagem do sprite , fazendo com que o fade funcione da maneira que nós desejamos.

on prepareFrame me
  img = _movie.stage.image.duplicate()
  sprite(me.spriteNum).member.image = img
  sprite(me.spriteNum).blend = 100
end
Usamos Prepareframe para que isso aconteça antes de entrar no frame atual. Desta forma nós guardamos a imagem do frame anterior no sprite e quando entramos no frame (Enterframe) fazemos o fade usando o loop com o blend.

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